Pesquisa:

Sistema humano

Sistema digestorio


Sistema Urinario



Sistema Respiratorio


Nariz e cavidade do nariz
As duas cavidades por onde o ar entra no sistema respiratório são chamadas de fossas nasais. São separadas por uma cartilagem chamada cartilagem do septo, formando o septo nasal. Os pêlos no interior do nariz retém as partículas que entram junto com o ar. É composto de células ciliadas e produtoras de muco. O teto da cavidade nasal possui células com função olfativa. Nesta região, a mucosa é bem irrigada e aquece o ar inalado.
Faringe
A faringe pertence tanto ao sistema respiratório como ao sistema digestório. Através das coanas esta ligada com a cavidade do nariz e através das fauces, com a boca. Liga-se com o ouvido médio pelas tubas auditivas. Liga-se também com a laringe e com o esôfago. Antes de ir para a laringe, o ar inspirado pelo nariz passa pela faringe.
Laringe
A laringe é um tubo cartilaginoso de forma irregular que conecta a faringe com a traquéia. Situa-se na parte superior do pescoço. A laringe possui uma estrutura cartilaginosa que chama epiglote, que trabalha para desviar das vias respiratórias para o esôfago os alimentos deglutidos. Caso não ocorra este desvio, o alimento é expelido com uma tosse violenta.
Na laringe encontramos as cordas vocais, que são pregas horizontais na parede da laringe. Entre as cordas vocais há uma abertura chamada glote e é por ela que o ar entra na laringe, provocando uma vibração nas cordas vocais e produzindo som. Na face anterior do pescoço forma-se a proeminência laríngea, chamada de pomo de Adão, que é mais visível nos homens que nas mulheres.
Traquéia
A traquéia é um tubo de aproximadamente 12 cm de comprimento e 2,5 de diâmetro e suas paredes são reforçadas por uma série de anéis de cartilagem que impedem que as paredes se colapsem.
A traquéia bifurca-se na sua região inferior, originando os brônquios.
O epitélio é formado por células ciliadas e células secretoras. Estes cílios servem para remover as partículas e microorganismos que entram com o ar inalado. O muco produzido pelas células secretoras serve como uma barreira também.
Pulmão
Os brônquios penetram no pulmão através do hilo. Esses brônquios ramificam-se várias vezes, originando os bronquíolos, que penetram no lóbulo pulmonar e ramificam-se, formando os bronquíolos terminais, que originam os bronquíolos respiratórios, que terminam nos alvéolos pulmonares.


Os pulmões possuem consistência esponjosa, que está relacionada com a quantidade de sacos alveolares.
O formato do pulmão lembra um cone e é revestido por uma membrana dupla serosa chamada pleura. Os dois pulmões são separados pelo mediastino, local onde está o coração, o esôfago, timo, artérias, veias e parte da traquéia.
O diafragma é um músculo situado abaixo do pulmão, e é onde ele se apóia. Separa o tórax do abdome e está relacionado com os movimentos da respiração.

Sistema Circulatorio


Aparelho Circulatório

O aparelho circulatório é o sistema de transporte interno do organismo. Seu objetivo é levar elementos nutritivos e oxigênio a todos os tecidos do organismo, eliminar os produtos finais do metabolismo e levar os hormônios, desde as correspondentes glândulas endócrinas aos órgãos sobre os quais atuam. Durante esse processo, regula a temperatura do corpo. O aparelho circulatório compreende: Coração, vasos sangüíneos, vasos linfáticos, sangue, linfa, líquido falo-raquídiano e líquido intercelular

( clique para ampliar )

Vasos sangüíneos

Existem três tipos de vasos sangüíneos: artérias, veias e capilares.

Artérias


( clique para ampliar )
Sua função é levar o sangue desde o coração até os tecidos. Três capas formam suas paredes, a externa ou adventícia de tecido conjuntivo; a capa media de fibras musculares lisas, e a interna ou íntima formada por tecidos conectivos, e por dentro dela se encontra uma capa muito delgada de células que constituem o endotélio.

Veias

Devolvem o sangue dos tecidos ao coração. À semelhança das artérias, suas paredes são formadas por três capas, diferenciando-se das anteriores somente por sua menor espessura, sobretudo ao diminuir a capa media. As veias têm válvulas que fazem com que o sangue circule desde a periferia rumo ao coração ou seja, que levam a circulação centrípeta.

Capilares

São vasos microscópicos situados nos tecidos, que servem de conexão entre as veias e as artérias; sua função mais importante é o intercâmbio de materiais nutritivos, gases e desperdícios entre o sangue e os tecidos. Suas paredes se compõem de uma só capa celular, o endotélio, que se prolonga com o mesmo tecido das veias e artérias em seus extremos.
O sangue não se põe em contato direto com as células do organismo, se bem que estas são rodeadas por um líquido intersticial que as recobre; as substâncias se difundem, desde o sangue pela parede de um capilar, por meio de poros que contém os mesmos e atravessa o espaço ocupado por líquido intersticial para chegar às células.
As artérias antes de se transformarem em capilares são um pouco menores e se chamam arteríolas, e o capilar quando passa a ser veia novamente tem uma passagem intermediária nas que são veias menores chamadas vénulas; os esfíncteres pré-capilares ramificam os canais principais, abrem ou fecham outras partes do leito capital para satisfazer as variadas necessidades do tecido. Dessa maneira, os esfíncteres e o músculo liso de veias e artérias regulam o fornecimento do sangue aos órgãos.

Vasos linfáticos

São um sistema auxiliar para o retorno de líquido dos espaços tissulares. A circulação; o líquido intersticial entra nos capilares linfáticos, transforma-se em linfa e logo é levado à união com o sistema vascular sangüíneo e se mistura com o sangue. Os capilares linfáticos se reúnem e formam os vasos linfáticos, cada vez maiores, que têm válvulas para evitar o reflexo igual ao das veias.

Baço

É um órgão linfático, situado na parte esquerda da cavidade abdominal. Nele não se produz a contínua destruição dos glóbulos vermelhos envelhecidos; sua principal função está vinculada com a imunidade; como órgão linfático está encarregado de produzir linfócitos (que são um tipo de glóbulos brancos) que se derramam no sangue circulante e toma parte nos fenômenos necessários para a síntese de anticorpos. Apesar de todas estas funções, o baço não é um órgão fundamental para a vida sua forma é oval e com um peso de 150 gr o qual varia em situações patológicas. Macroscopicamente, se caracteriza pela alternância entre estruturas linfóides e vasculares, que formam respectivamente a polpa branca e a polpa vermelha.
A artéria esplênica entra no órgão e se subdivide em artérias traveculares, que penetram na polpa branca como artérias centrais e uma vez fora delas se dividem na polpa vermelha. A polpa branca é formada por agregados linfocitários formando corpúsculos, atravessados por uma artéria.
A polpa vermelha é formada por seios e cordões estruturados por células endoteliais e reticulais formando um sistema filtrante e depurador capacitado para seqüestrar os corpos estranhos de forma irregular e de certa dimensão. Em síntese as funções de baço são múltiplas; Intervêm nos mecanismos de defesa do organismo, forma linfócitos e indiretamente anticorpos, destrói os glóbulos vermelhos envelhecidos e quando diminui a atividade hemocitopoiética da medula, é capaz de reemprender rapidamente dita atividade. Por outro lado como contém grande quantidade de sangue, em estado de emergência pode aumentar com sua contração a quantidade de sangue circulante, lilberando toda aquela que contém.

1.Todos os nutrientes, gases, água, sais, etc precisam circular por todas as células de nosso corpo. O sistema circulatório é o responsável por esta tarefa.
2. Nos vertebrados podemos dividir o sistema circulatório em três partes: sangue, vasos sanguíneos e oração.
3. As funções do sistema circulatório são: transporte de nutrientes, transporte de gases, remoção das excreções, transporte de hormônios, etc.
4. Os sistemas circulatórios podem ser divididos em: abertos (lacunares) ou fechados.
5. Poríferos, celenterados, platelmintos, nematelmintos e equinodermos, não possuem sistema circulatório. Os anelídeos possuem um sistema circulatório do tipo fechado, com vasos pulsáteis e sangue com pigmentos respiratórios. Os artrópodos possuem sistema circulatório aberto, com coração dorsal (crustáceos e aracnídeos possuem pigmentos respiratórios e os insetos não). Os moluscos possuem um sistema circulatório aberto, composto por um coração e vasos sanguíneos.
6. Nos vertebrados, a circulação varia muito. Nos peixes encontramos um coração dotado de duas câmaras (1 átrio e 1 ventrículo), passando apenas sangue venoso. Nos anfíbios, encontramos um coração com 3 câmaras (2 átrios e 1 ventrículo), ocorrendo grande mistura do sangue venoso com o arterial. Nos répteis não crocodilianos, o coração possui 3 câmaras, sendo o ventrículo separado pelo septo de Sabatier e nos crocodilianos, encontramos coração com 4 câmaras (2 átrios e 2 ventrículos), permitindo pouca mistura de sangue pelo orifício de Panizza. Nas aves e mamíferos encontramos o coração totalmente dividido em 4 câmaras. A diferença básica é a direção da artéria aorta: nas aves toma a direção direita e nos mamíferos a esquerda.
7. No sistema circulatório aberto, a linfa é bombeada e conduzida por vasos até os tecidos, onde é derramada nas hemoceles ou lacunas. Após as trocas com as células, a linfa é recolhida por vasos e retorna ao coração.
8. Nos sistemas circulatórios fechados, o sangue, nunca abandona os vasos sanguíneos. Com o batimento do coração, o sangue é conduzido por artérias, arteríolas, capilares (onde ocorrem as trocas com as células), vênulas, veias e retornam ao coração.
9. As artérias são vasos que, geralmente, conduzem o sangue até as células e possuem paredes espessas com três camadas: a mais interna é o endotélio, uma camada de tecido muscular liso e tecido conjuntivo rico em fibras elásticas. As veias são vasos flácidos que, geralmente, retornam o sangue ao coração e também possuem três camadas menos espessas, semelhantes às artérias. As veias possuem válvulas que ajudam no retorno do sangue. Os capilares são vasos muito finos, contendo apenas o endotélio, permitindo, assim a passagem de líquido sanguíneo.
10. O coração humano é um órgão musculoso, com 4 cavidades internas: 2 atrios ou aurícolas e 2 ventrículos. O átrio direito comunica-se com o ventrículo direito por meio da válvula tricúspide. O átrio esquerdo comunica-se com o ventrículo esquerdo através da válvula bicúspide ou mitral.
11. A contração de uma câmara cardíaca (cavidade) é denominada sístole e seu relaxamento de diástole. A frequência cardíaca (frequência dos batimentos do coração) varia de acordo com o momento de atividade.
12. A frequência cardíaca é controlada pelo nódulo sino-atrial ou marcapasso, que é um aglomerado de células especiais, localizadas perto da junção entre o átrio direito e a veia cava inferior. A contração dos átrios ocorre quando o marcapasso emite ondas elétricas. Outra região especializada do coração é o nódulo atrioventricular, que atua como distribuidor do sinal gerado pelo marcapasso, estimulando a musculatura dos ventrículos a entrar em sístole. O sangue bombeado entram nas artérias sob alta pressão, denominada pressão arterial. A pressão sistólica média é de 120mmHg e a diastólica média de 80mmHg.
13. A circulação humana pode ser dividida em pequena circulação (pulmonar) ou grande circulação (sistêmica), portanto o sangue ao circular passa duas vezes pelo coração, sendo considerada dupla.

( clique para ampliar )
14. O trajeto da circulação pulmonar pode ser assim resumido: O sangue que chega do corpo pela veia cava inferior, entra no átrio direito e passa para o ventrículo direito que bombeia o sangue, através das artérias pulmonares, até o pulmão (ocorre a hematose). Do pulmão, o sangue retorna ao coração pelas veias pulmonares, entrando no átrio esquerdo.
15. A circulação sistêmica é representada pela circulação do sangue pelo corpo. O sangue passa para o ventrículo esquerdo, que bombeia o sangue para a artéria aorta que inicia a condução para cada célula do corpo.
16. A maioria das artérias conduzem o sangue arterial (rico em O2), enquanto que a maioria das veias conduzem o sangue venoso (rico em gás carbônico). São exemplos de exceções as artérias pulmonares (conduzem sangue venoso) e veias pulmonares (conduzem sangue arterial).
17. O sistema circulatório linfático é constituído por uma rede de vasos linfáticos que se distribuem por todo o corpo. Caracterizam-se por apresentar maiores calibres que os capilares sanguíneos e por terminar em fundo cego. Estes, recolhem o excesso de líquidos tissulares que foram extravasados dos capilares sanguíneos, devolvendo-os à circulação. No interior dos vasos linfáticos, circula um líquido claro (sem hemácias), denominada linfa.
18. Os glânglios linfáticos (órgão de defesa) ocorrem em determinados locais do nosso corpo e atuam na filtração da linfa.

Sistema Cardiovascular


Sistema Muscular



Sistema nervoso



Sistema Esqueletico